SEJAM BEM VINDOS!!!


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

São Tiago

Café com biscoito

São Tiago, fundada em 1750 e localizada a 40 km de São João Del Rei, com cerca de 11 mil habitantes, é conhecida como a cidade do biscoito. Ao caminhar por suas ruas tranqüilas, pode-se encontrar inúmeras lojas que vendem as mais diversas variedades de biscoitos, além do tradicional feito com polvilho. Os vendedores incentivam a degustação de seus produtos, que se encontram dentro de potes ao lado de uma garrafa térmica com café.
Anos e anos atrás, quando comboios, manadas de gado, caravanas e tropas vindas do Rio de Janeiro transitavam por São Tiago rumo ao Triângulo Mineiro e Goiás, as sinhás moças e as escravas eram as responsáveis pelo feitio das quitandas nas fazendas. Quando o viajante parava na cidade para esticar as pernas, sempre lhe era oferecido o “café com biscoito”. Com o tempo, apesar da diminuição do tráfego, as receitas de biscoitos continuaram sendo passadas de geração em geração e ganharam outros Estados.
Hoje os biscoitos de São Tiago são achados em mercados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. O município, que conta com mais de 50 produtores, alguns instalados em garagens no fundo de casa e outros em grandes fábricas, produz mensalmente 240 toneladas de biscoitos, gerando mais de 1.000 empregos diretos – 10% da população local – e 200 indiretos.
A origem da palavra biscoito significa assado duas vezes. Surgiu da necessidade de se conservar o pão por mais tempo. Já a expressão “café com biscoito” deve ter surgido em São Tiago, tamanho o apreço de seus moradores por esta combinação. O café com biscoito é servido em todos os cantos da cidade, nas mais diversas ocasiões, de casamentos a batizados, de aniversários a velórios.

A Assabiscoito

No coreto da praça central em São Tiago, funciona a Assabiscoito, uma associação dos produtores de biscoito da cidade. Além de auxiliar a venda e compra da produção local por outras comunidades, a associação organiza anualmente, no mês de setembro, a “Parada Café com Biscoito”, uma festa de rua que inclui degustação de biscoitos, shows e uma parada que ilustra a história da cidade.
  • Assabiscoito: Coreto da praça central – (32) 3376-1636

Nenhum comentário: