SEJAM BEM VINDOS!!!


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

B.H.

Saborosa votação

O evento mais esperado de Belo Horizonte pelos amantes da gastronomia é o Comida di Buteco. Durante 31 dias, geralmente em meados de abril e maio, a população roda a cidade e, de botequim em botequim, avalia tira-gostos criados especialmente para o festival.
O Comida di Buteco nasceu durante a festa de fim de ano da extinta Rádio Gerais. Eduardo Maya, realizador do programa Momento Gourmet, propôs à diretora comercial da rádio, Maria Eulália Araújo, que realizassem um concurso de botecos a fim de divulgar a culinária de raiz.No ano 2000, quando 10 botecos disputaram o título de melhor tira-gosto de Beagá. Na edição de 2007, o festival agregou 41 estabelecimentos que disputaram a preferência do público. Botequeiros de toda a cidade circularam pelos estabelecimentos participantes, pedindo o tira-gosto concorrente, e votando com notas de 0 a 10, nas categorias de melhor tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura da cerveja.
Uma opção alternativa para conhecer de uma só vez os vários botecos participantes é participar de caravanas que acontecem aos sábados. O dentista Leonardo Lanza é o responsável pela Caravana do Negão, que existe há três anos e possui cerca de 30 entusiastas. Quem se inscreve na caravana tem assento assegurado em um ônibus que circulará por 12 botecos. No preço da inscrição estão incluídos todos os tira-gostos a serem provados, além de uma camiseta. Um dos momentos mais esperados do Comida di Buteco é a festa de encerramento, batizada de Saideira. Durante quatro dias de festa, o público pode provar todos os tira-gostos concorrentes num único lugar. Há ainda atrações culturais e shows de música ao vivo. Além disso, é durante a Saideira que é anunciado o nome do boteco vencedor.

Os grandes vencedores das oito edições do Comida di Buteco

Todos os tira-gostos que concorreram ao Comida di Buteco pertencem ao cardápio fixo dos estabelecimentos, podendo ser provados em qualquer época do ano.
2000 – Bar do Careca
Um dos raros botecos que participou de todas as edições do Comida di Buteco. Localizado no bairro da Cachoeirinha, o Bar do Careca, inaugurado em 1985, ganhou a primeira edição do festival com o tira-gosto “Língua no Molho”.
2001 – Antonius Bar e Petisqueira
Inaugurado em 1993, o Antonius Bar e Petisqueira está localizado na Savassi, nas proximidades do “tobogã” da Avenida Contorno. Especializado em petiscos alemães, o boteco foi premiado com o primeiro lugar com a “alada Alemã” que consiste em salada de batatas com salsichões.
2002 – Mercearia do Lili
A antiga mercearia de bairro é atualmente um dos botecos mais disputados da capital mineira. Situado no bairro Santo Antônio, a Mercearia do Lili tem como peculiaridade um ritual: Dias, o proprietário, tem o costume de colocar o primeiro pedaço do tira-gosto na boca do cliente. Em 2002, o boteco venceu o festival com o “Costela de Boi Sem Osso”.
2003 – Bar do Careca – O Pescador
Situado na zona norte de Belo Horizonte, no bairro Floramar, o Bar do Careca – O Pescador é, como bem diz o nome, de propriedade de um pescador careca. Amarildo é especialista em tirar espinhas de peixe. Pensando nisso, ao participar de seu primeiro Comida di Buteco, em 2003, concorreu com o “Traíra sem Espinha”, ganhando o festival.
2004 – Bar do Zezé
Assim como a Mercearia do Lili, o Bar do Zezé funcionou durante muitos anos como mercearia. Porém, com a chegada das grandes redes de supermercado ao bairro, Zezé redirecionou seu negócio para a venda de cerveja e petiscos. A mudança deu tão certa que hoje o Bar do Zezé é um dos mais queridos botecos do bairro do Barreiro de Baixo. Em 2004, o estabelecimento venceu o Comida di Buteco com o tira-gosto “Carne com Jiló e Angu”.
005 – Casa Cheia
Situado dentro do Mercado Central de Belo Horizonte, um dos principais pontos turísticos da cidade, o Casa Cheia foi fundado em no final da década de 70. Em seu cardápio há inúmeros tira-gostos feitos com ingredientes da culinária mineira. Em 2005, o boteco venceu o festival com o “Mineirinho Valente”, que consiste em canjiquinha com queijo, lombo defumado, costela desossada, lingüiça caseira, e folhas de espinafre.
2006 – Bar do Zezé
Único bicampeão do Comida di Buteco, o Bar do Zezé venceu a edição de 2006 com o tira-gosto “Trupico Mineiro”, criado a partir dos ingredientes favoritos do Zezé: feijão, pé de porco, costelinha, lingüiça defumada, mostarda refogada, farinha torrada e torresmo.
2007 – Bar do Véio
O nome do bar é uma homenagem a Seu Célio, pai dos quatro irmãos que administram o negócio, cujo apelido é Veio. O boteco, localizado no Caiçara, foi inaugurado em 1986. Na época, contava com 13 mesas. Hoje são 50. Na edição de 2007, o Bar do Veio ganhou o Comida di Buteco com o tira-gosto “Come Quieto”, feito com cabeça de lombo, creme de legumes, molho de abacaxi com hortelã, e batatas.

Comida di Buteco
Para maiores informações, checar o site:
www.comidadibuteco.com.br

Onde Comer

Bar do Careca
Rua Simão Tamm, 395 - Cachoeirinha (31) 3421-3655
Antonius Bar e Petisqueira
Rua A

Nenhum comentário: